terça-feira, 5 de agosto de 2008

Risco de contrair HIV ainda é mais alto em gays

05/08/2008

CIDADE DO MÉXICO - Homens que fazem sexo com homens são 19 vezes mais propensos a contraírem o vírus HIV do que a população em geral, segundo estudo divulgado na segunda-feira na Conferência Internacional de Aids, na Cidade do México, que reúne 20 mil especialistas e ativistas, como mostra matéria publicada pelo jornal O Globo. O risco é até 179 vezes maior na Bolívia. Ainda assim, alerta o estudo, há poucas políticas específicas para o grupo, que, freqüentemente, é ignorado.

No início da década de 80, a Aids foi inicialmente detectada entre os gays. De lá para cá, a doenças se disseminou muito, com as maiores taxas de crescimento registradas entre mulheres. Ainda assim, a prevalência entre os homossexuais se manteve alta, não foi reduzida como era de se esperar, como aponta o estudo da Fundação Americana para a Pesquisa de Aids (FAPA).

A pesquisa, feita com base em relatórios de 128 países submetidos ao Unaids, revelou que 44% dessas nações não apresentam dados específicos sobre gays ou bissexuais. Os especialistas concluíram que governos e agências de saúde internacionais não souberam lidar com a crescente epidemia de HIV entre homens que fazem sexo com homens.

http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2008/08/05/risco_de_contrair_hiv_ainda_mais_alto_em_gays-547575745.asp

Comentário: A reportagem nos confirma o risco que é para a saúde seno um homossexual que é super promiscuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário