29/05 - 14:25
Rio de Janeiro, 29 mai (EFE) - O governador de Roraima, José de Anchieta, afirmou hoje que organizações internacionais estão por trás de povos indígenas que reivindicam o direito a uma reserva na fronteira com Venezuela e Guiana. Anchieta foi o orador principal em um ato organizado pelo Clube da Aeronáutica para discutir "a soberania brasileira na Amazônia". "O índio brasileiro é apenas um ator coadjuvante, os atores principais estão atrás da linha de fogo", disse o governador perante um auditório de militares na ativa e aposentados na sede do Clube no Rio de Janeiro. Anchieta questionou duramente a "equivocada política indigenista" do Governo federal. Em 2005, Lula assinou um decreto que ordena a delimitação contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol, de 1,7 milhão de hectares na serra de Pacaraíma. "O índio não precisa de mais áreas, mas de dignidade e apoio", afirmou. Anchieta também disse a jornalistas que as ameaças não vêm de países vizinhos, mas de "mais de 300 mil ONGs que operam na Amazônia". "A Venezuela não nos preocupa, mantemos uma relação muito boa com o presidente Hugo Chávez", disse Anchieta ao ser questionado sobre a preocupação com as compras de equipamentos para as forças armadas venezuelanas. "A ameaça vem mais da União Européia e dos Estados Unidos", disse ao afirmar que há uma ameaça territorial à soberania e "as ONG são os vetores usados para isso". A demarcação da reserva é questionada por Anchieta e por em...
O prefeito de Pacaraíma, Paulo César Quartiero, empresário que é acusado de ter ordenado recentemente um ataque a tiros contra um grupo de índios que ergueram um acampamento nas terras da reserva, também participou do evento.
Em Brasília, o procurador-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, defendeu a demarcação contínua da reserva "para preservar os hábitos culturais das etnias da região".
"Não se está dando a propriedade para os índios. O que se está dando com a demarcação é o usufruto dessas áreas", disse Dias, citado pela "Agência Brasil".
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/05/29/governador_de_roraima_diz_que_ongs_estimulam_reivindicacoes_dos_indios_1331580.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário