segunda-feira, 14 de julho de 2008

Pequim terá exposição sobre "Arte da Guerra" durante Jogos

10/07/2008 - 12:22

SÃO PAULO - Pequim organizará uma exposição de antigüidades para mostrar "A Arte da Guerra", de Sun Tzu, durante os Jogos Olímpicos, na qual quatro famosas espadas antigas da China farão a sua primeira aparição coletiva pública, anunciou o Museu Militar da Revolução do Povo Chinês, organizador da exibição.


A Exposição "A Arte da Guerra de Sun Tzu e Relíquia Militar", a primeira do tipo no mundo, estará aberta de 22 de julho a 20 de setembro, disse na terça-feira o vice-curador do museu, She Zhihong.


She revelou que as quatro espadas que, antigamente, pertenciam a um rei e um príncipe no serão apresentadas na exposição.


Entre os 180 objetos expostos, os visitantes poderão ver também os tesouros do país, entre eles mais de 30 faixas de bambu onde "A Arte da Guerra" foi originalmente escrita, um mapa de guarnição da Dinastia Han do Oeste (206 a.C.-220 d.C.), armas do túmulo do Marquês Yi do Estado de Zeng, tiras de bambu da Dinastia Han, utensílios usados no campo de batalha da Dinastia Han e guerreiros de terracota da Dinastia Tang, acrescentou o vice-curador.


She disse que a exposição terá notas em chinês e em inglês. O museu também convidou cinco especialistas chineses de "A Arte da Guerra" de Sun Tzu para interpretar a prosa obscura da obra em palavras simples.


A obra, ou a estratégia militar, que acredita-se ter sido escrita no século VI a.C. pelo estrategista conhecido como Sun Tzu, é amplamente aplicada no trabalho filosófico militar em todo o mundo.


As informações são da Agência Xinhua.

http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/07/10/e100713761.asp

Nenhum comentário: