sábado, 19 de julho de 2008

Tentativa de repetir vôo histórico dos irmãos Wright dá errado

Tentativa de repetir vôo histórico dos irmãos Wright dá errado


18 de dezembro de 2003 Versão on line
17/12/2003 - 19h39m
Globo Online - CIÊNCIA

Agências Internacionais

KILL DEVIL HILLS, EUA - Acabou mal a tentativa de reviver-se o vôo histórico dos irmãos Wright, nas mesmas colinas em que, há 100 anos, o homem conseguiu voar com ajuda de um motor pela primeira vez. Uma multidão assistiu ao fiasco. Horas depois, os organizadores da festa fizeram mais uma tentativa. Novamente, fracassada.
O vôo original, ocorrido três anos antes de Alberto Santos Dumont decolar com seu "14 Bis", durou 12 segundos e percorreu 36 metros. Cem anos depois, a réplica da máquina voadora dos Wright, pilotada por um instrutor de vôo, sequer decolou. A estrutura chegou a embicar, para cair em seguida, em um movimento brusco que por pouco não joga o piloto em uma poça de lama.


A primeira tentativa do vôo comemorativo, que deveria ocorrer enquanto o presidente George W. Bush participava das celebrações, havia sido adiada por causa do mau tempo. O piloto tentaria repetir, no mesmo horário do vôo original (às 10h35m; 13h35m pelo horário brasileiro de verão), o feito de Orville e Wilbur Wright. Mas, depois de chuvas torrenciais de manhã, o vento era fraco na área de Kill Devill.
A máquina, de 12 metros de largura, 275 quilos e um motor de 12 cavalos de potência, exige ventos de pelo menos 16 quilômetros por hora para decolar. No dia em que os Wright voaram, vistos por pouca gente, os ventos eram de aproximadamente 30 quilômetros por hora. Nesta quarta-feira, a velocidades dos ventos na área não chega a um terço disso.

Duas horas depois, com milhares de pessoas ainda reunidas na área do Memorial Nacional dos Irmãos Wright, os organizadores decidiram tentar. Mas o motor não gerou força suficiente para sustentar o vôo em meio a uma brisa pouco confiável. O resultado foi a frustração geral - e a tentativa de alguns de justificar que, na verdade, aquilo provava como o feito dos Wright era extraordinário ou um grande golpe de sorte. Horas depois, os organizadores insistiram. Os motor funcionou, mas até a brisa havia cessado, e a aeronave não saiu do chão.

Ao participar das comemorações, George W. Bush exaltou o primeiro vôo a motor como uma vitória da perspicácia americana.

- A invenção dos irmãos Wright pertence ao mundo, mas os irmãos Wright pertencem aos Estados Unidos da América - disse Bush à multidão reunida sob chuva, junto ao memorial. - Temos orgulho de sua disciplina, persistência, otimismo e imaginação.

http://www.cabangu.com.br/pai_da_aviacao/9-luso/4-festa-2.htm

Comentário: O avião dos irmão Wright voa que nem uma pedra. Diferente do 14-bis.

Nenhum comentário: