Com a expansão dos Estados Unidos da América em direção ao oeste, rumo ao Oceano Pacífico, assentadores americanos passaram a povoar em números cada vez maiores o Texas, então Estado mexicano. O governo mexicano permitiu inicialmente que alguns empresários americanos comprassem terras no Texas. Em 1820, o governo mexicano permitiu que o banqueiro americano Moses Austin estabelecesse uma colônia de americanos no norte do Texas - porém, Moses morreu ainda no mesmo ano. Seu filho, Stephen Austin, continuou com os planos do pai, trazendo 300 famílias americanas ao leste do Texas, tendo fundado as vilas de Washington-on-the-Brazos e Columbus. Outros empresários americanos construíram outras colônias americanas no Estado. No início da década de 1830, o Texas tinha cerca de 30 mil colonos americanos.
Em 1830, o governo mexicano interrompeu a imigração americana rumo ao Texas, fazendo com que relações entre os assentadores americanos e os mexicanos em geral piorassem rapidamente. Em 1834, com a ascensão do ditador Antonio López de Santa Anna ao poder, os colonos americanos rebelaram-se, desencadeando a Revolução do Texas.
Tropas rebeldes invadiram e conquistaram a capital do Texas, em 11 de dezembro de 1835. Essa vitória rebelde alarmou Santa Anna, que criou uma grande força militar. As tropas rebeldes tomaram posições defensivas no The Alamo, anteriormente o Forte de San Antonio de Bexar. Uma força mexicana de 1,6 mil soldados atacou o forte em 23 de fevereiro de 1836 - após duas semanas de cerco, as tropas mexicanas haviam matado todos os 250 rebeldes, em 6 de março. Enquanto isto, os rebeldes declararam independência, na cidade de Washington-on-the-Brazos.
Em 27 de março, o general Santa Anna decidiu executar friamente 330 rebeldes, na vila de Goliad, que haviam sido capturados em batalhas anteriores. Inspirados por estas derrotas, e sob o grito de guerra "Lembre o Alamo! Lembre Goliad!", uma força de 800 rebeldes atacou, em 21 de abril, uma das forças de Santa Anna, composta por 1 200 soldados e liderada pelo próprio. Os rebeldes - liderados por Sam Houston, um dos líderes da revolução - venceram a batalha, conhecida como Batalha de San Jacinto, e capturaram Santa Anna, assim garantindo a independência do Texas. Os mexicanos não reconheceram a independência do Texas - que recebeu reconhecimento dos Estados Unidos, do Reino Unido, da França e dos Países Baixos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário